quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Arte no Antigo Egito

As artes no Egito Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos.

Focamos as aulas no desenho e na arquitetura do Antigo Egito. Montamos o painel abaixo utilizando os desenhos e as pirâmides feitos pelas turmas de 6º ano.

Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).











Arte na Pré-História - Parte 3: A Escultura

A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade.

Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.

Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos.

Em sala, com as turmas de 6º ano, trabalhamos com a modelagem em argila. Tentamos reproduzir algumas peças do período, principalmente as Vênus e os utensílios domésticos.

Parabéns meninos, as peças de vocês ficaram ótimas! 


















Fizemos uma mostra dos trabalhos na biblioteca de nossa escola.














Arte na Pré-História - Parte 2: Mãos em Negativo

Umas das primeiras manifestações artísticas dos homens primitivos foram as "Mãos em Negativo". As "Mãos em Negativos" também fazem parte da Arte Rupestre.

Para se obter uma "mão em negativo", os homens pré-históricos após obter um pó colorido a partir da trituração de rochas,  sopravam através de um canudo, sobre a mão pousada na parede da caverna. a região em volta da mão ficava colorida e a parte coberta pela mão não. Assim, obtinha-se uma silhueta da mão.


Para reproduzir as imagens das mãos em negativo utilizamos uma técnica de recorte, que funciona da seguinte forma:


Selecione e recorte uma figura de uma revista;
Posicione a figura escolhida sobre uma folha branca;
Passe uma esponja de aço sobre a figura de modo a espalhar o pigmento do papel de revista sobre a folha branca;
O pigmento formará a imagem esfumaçada da silhueta do objeto.

As turmas de 6º ano fizeram um painel de mãos em negativo utilizando essa técnica.