segunda-feira, 18 de maio de 2015

Arte na Pré-História - Parte 1: Pinturas Rupestres

Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto antes da escrita.

A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade: material, cotidiana ou mágico-religiosa.

Foram encontradas gravuras rupestres, estatuetas, pinturas e desenhos desse período em locais diferentes, mas com algumas características comuns, isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes.


Nas nossas aulas tentamos reproduzir algumas técnicas, imagens e objetos da arte pré-histórica. 



Pinturas Rupestres

Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.

Nas turmas de 11 anos estudamos os temas principais das pinturas rupestres, as técnicas e materiais que eram usados. Assim como o artista pré-histórico produzimos nossas próprias tintas e instrumentos de pintura. Utilizamos terra, carvão, frutas e corantes naturais para fazer as tintas.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário