segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Land Art

A Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.
A Land Art surgiu em finais da década de 1960, em parte como consequência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova York, em 1968, e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.
É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto. Assim, a afinidade com a arte conceitual é mais do que apenas aparente.

Na  Land Art  há utilização de elementos  como pedras, terra, folhas, gravetos, gelo, sal e vários outros elementos naturais como meio expressivo e como elementos constituintes das obras de arte.   

Os trabalhos abaixo foram feitos  no gramado de nossa escola, utilizando somente elementos naturais que encontramos nesse espaço, folhas caídas, sementes,  gravetos e etc. 



















Parabéns pessoal, vocês planejaram e realizaram os trabalhos muito bem, 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Estudo das Cores - Releitura de obras

Depois de meses estudando as cores, os alunos  do 7º ano colocaram em prática todo conhecimento adquirido e fizeram lindíssimas releituras.















Arte Gótica- Vitrais

O vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos da arquitetura arquitetônicos característicos do estilo gótico.

Os trabalhos abaixo foram feitos pelas turmas do Gino de 7º ano. Eles utilizaram plástico e fita adesiva colorida para recriar o efeito do vidro. 












domingo, 31 de maio de 2015

Pop Arte: Serigrafia e Estêncil

Se a arte tem como conceito imitar a vida, a pop arte cumpre esse papel com excelência. 
A Pop Art foi um movimento inspirado na cultura de massa, ou seja, popular, essa vertente transformava temas do cotidiano em obras, refletindo de maneira criativa e ácida os traços e contornos da sociedade de consumo.

Surgiu no final dos anos 50, foi nos Estados Unidos e na Inglaterra que ela teve destaque. Tinham como objetivo fazer oposição ao expressionismo abstrato, que predominava desde o término da Segunda Guerra Mundial, trazendo a tona o conceito de arte figurativa.

Uma das principais características da pop arte era a crítica irônica que fazia a sociedade, por meio dos objetos de consumo. Temas da publicidade, quadrinhos, ilustrações entre outros, eram constantemente utilizados como inspiração para compor sua trajetória no mundo das artes.

Devido ao grande número de reproduções de imagens utilizados na estética das obras da Pop Art, uma técnica amplamente utilizada foi a Serigrafia. Também conhecido como silk screen, a serigrafia é um processo utilizado na transferência de imagens em tecidos, papéis e diversos outros materiais.
O grande destaque da serigrafia é sua qualidade e durabilidade. Além disso, é um processo relativamente simples, no qual é usada uma tela que transfere a imagem colorida para o tecido ou qualquer outra superfície onde se deseja imprimir a imagem.


A obra abaixo foi criada a partir da técnica Serigráfica. 



Marilyn Monroe, de Andy Wharhol

Impossível falar de Pop Are sem citar Andy Wharhol, com uma visão irônica e ácida do mundo, ele costumava fazer serigrafias e retratos seriados sobre telas de mitos como Marilyn Monroe, Pelé, Elizabeth Taylor, Jacqueline Kennedy e Elvis Presley.

Para entender melhor como funciona a Serigrafia fomos as bases desse processo e trabalhamos em sala com a técnica do estêncil. O estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração  através da aplicação de tinta, através de um molde vazado em diversos suportes: do cimento ao tecido de uma roupa.

As turmas do Gino capricharam nos trabalhos, e abaixo podemos ver gravuras lindas feitas por esses   artistas.

























Utilizamos como material alternativo para os moldes folhas de radiografia.